:: Semana da Comunicação: Quarto Dia


A noite de quinta feira da I Semana de Comunicação da faculdade Facinter começou com a apresentação das estudantes de jornalismo Eliane Muiniki e Ana Paula, que falaram sobre o projeto que apresentaram no Intercom deste ano: Assessoria de Imprensa para a Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD), trabalho vencedor do Intercom. O objetivo principal de Eliane e Ana Paula foi fazer da APAD uma referência nacional por meio de uma divulgação abrangente. Como resultado do projeto de assessoria de imprensa, a APAD passou a ser a mais procurada por diabéticos e hoje ela é uma referência.

Em seguida, o estudante de jornalismo Alexandre Gasparini falou sobre o “prêmio Sangue Novo”. Alexandre foi premiado em 1° lugar na categoria “foto jornalismo”.

Sobre seu trabalho, Alexandre explicou que tudo começou em 2009, quando ele participou do “projeto Rondon”. Ele propôs um trabalho fotográfico em Cerro Branco - RS com o objetivo de divulgar o local através dos moradores dali, pessoas simples de diversas profissões. Gasparini mostrou para o público presente algumas das fotografias que foram selecionadas para o projeto e finalizou dizendo que o prêmio Sangue Novo é um diferencial no currículo de um universitário, pois seu trabalho é avaliado por profissionais da área.

Por último, Thiago Bodruk, estudante de PP, apresentou seu trabalho do Intercom 2010: A Televisão na Era da Internet e dos Sites das Redes Sociais. Seu trabalho se baseou em uma profunda pesquisa teórica sobre os tipos de cultura e os meios de comunicação em massa. Uma das questões principais de Thiago para desenvolver o trabalho foi: o modelo televisivo brasileiro atende as necessidades da sociedade brasileira nos dias de hoje?  Sobre a televisão como meio de comunicação, Thiago apontou os seguintes problemas: a televisão tem uma influência direta sobre os telespectadores, e estes são passivos (sem a possibilidade de darem um feed back). Para concluir, o estudante exemplificou como os paradigmas mudaram com o surgimento do computador: novas interfaces amigáveis; hiper redes; novos modelos de interação; possibilidade de feed back; compartilhamento; redes sociais; e principalmente, novos modelos de interação (todos produzem, todos consomem).

por Diego Gianni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e divulgue!!